Para 2011, foi reservado uma comemoração bastante peculiar, o ano da Itália no Brasil. Com uma agenda cheia de eventos gastronômicos, cinemas e uma vasta carta musical, será o lançamento oficial desta celebração. Uma "Missão empresarial Brasil - Itália", fez com que cerca de 200 empresas italianas a participasse deste evento. Tudo em nome da parceria dos dois países. uma ótima iniciativa, que nos proporcionará um valoroso intercâmbio de idéias e troca de experiências.
![]() |
Manifesto de Imigração para o Brasil |
O Brasil no período de 1880 a 1930 passou um intenso processo e imigração, sendo concentrando-se em grande escala, no estado de São Paulo. A Itália foi um dos países com maior quantidade de famílias estaladas em território brasileiro, bem como todos os demais estrangeiros, deixaram seu país basicamente por motivos econômicos e sócio-culturais.


Introdução de elementos tipicamente italianos no catolicismo de algumas regiões do Brasil (festas, santos de devoção, práticas religiosas).
Diversos pratos que foram incorporados à alimentação brasileira, como o hábito de comer panetone no Nata e comer pizza e espaguete frequentemente. (principalmente no Sudeste), além da popular polenta frita e a produção de vinho.
O sotaque dos brasileiros (principalmente na cidade de São Paulo, o sotaque paulistano), na Serra gaúcha, no sul catarinense e no interior do Espírito Santo.
A introdução de novas técnicas agrícolas (Minas Gerais, São Paulo e no Sul).
Texto elaborado e formatado por:
Nenhum comentário:
Postar um comentário