No final do século 19, a família Valduga chega ao Brasil, vinda da cidade de Rovereto, na Itália, em 1875, e logo cultivaram os primeiros parreirais em meio ao Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul.
Três gerações depois, os investimentos em qualidade e tecnologia cresceram e os prêmios multiplicaram-se pelo mundo. A marca que leva o nome da família transformou-se em símbolo de padrão de excelência. Hoje, a vinícola é comandada pelos irmãos Erielso, Juarez e João Valduga, que continuam a transmitir a paixão pelo vinho a seus descendentes.
Premiações
Cercada por colinas e vinhedos, a Villa Valduga é um convite a desfrutar todos os sentidos, em meio à renomada Vinícola Casa Valduga. A arquitetura das construções reúne o antigo com o contemporâneo, oferecendo amplas suítes e com diversos espaços para lazer e entretenimento.
A Casa Valduga foi a primeira Vinícola no Vale dos Vinhedos a iniciar o Enoturismo, “abrindo suas portas” para os visitantes conhecerem o processo de elaboração dos vinhos e espumantes. Pensando no bem estar de seus clientes e observando a necessidade de oferecer maior comodidade, a Família Valduga em 1992, idealizou um projeto que incluiu a criação de Restaurantes e Pousadas, consolidando-se assim, como o primeiro Complexo Enoturísco do Brasil.
Nesta completa infra-estrutura é possível degustar e adquirir os renomados vinhos e espumantes Casa Valduga, na Enoboutique - um espaço destinado a atender visitantes e hóspedes. Além de poder degustar, também é oferecido cursos de conhecimento geral e específico sobre vinhos. Divididos em dois módulos: Segredo do Mundo dos Vinhos e Sabores do Mundo dos Vinhos. Cujo os tópicos, esclarecem dúvidas relacionadas à condicionamento, como servir, abrir corretamente, como escolher um bom vinho e armazená-lo.
Para aqueles que possuem o paladares requintados, poderão apreciar o melhor da gastronomia italiana, e as Pousadas, que reúnem o rústico com o moderno, associado ao charme de estar hospedado no coração de uma Vinícola.
Ainda dentro da Villa Valduga, há também um espaço chamado Adega Casa de Madeira, onde são elaborados produtos 100% naturais, como geléias, doces e vinagres balsâmicos à base de vinho, sob a supervisão da Família Valduga,
A "Casa de Madeira" é uma das poucas casas construídas no início do século XX ainda em perfeito estado de uso. O porão de pedra foi construído por volta de 1900 por Ubaldo Giordani, o qual utilizava como paradouro para o cultivo e colheita da uva. Em 1927 seu sobrinho Gigiotti constrói a parte superior, a então Casa de Madeira. Durante décadas era a maior produtora de vinho e suco da região, chegando a colher 150 mil quilos de uva por ano. A Casa esteve durante anos, desabitada, até que na década de 80 o Grupo Famiglia Valduga a adquiriu sob a responsabilidade de manutenção e contar a história local a todos que aqui visitarem.
A vinícola dedica especial atenção à elaboração dos espumantes, e foi uma das primeiras vinícolas brasileiras a dominar e desenvolver o método champenoise de vinificação. Hoje possui a maior adega de espumantes da América Latina e investe em produtos com padrão de excelência já reconhecidos internacionalmente.
Os vinhos tintos de guarda amadurecem em barris de carvalho franceses e americanos e no final do período passam para a cave apropriada, adquirindo um fino bouquet. Já os brancos repousam em tanques de aço inox durante curto período, para que mantenham os seus aromas primários e possam ser consumidos ainda jovens.
Abaixo há alguns produtos da Casa Valduga, e, suas informações técnicas.
Texto elaborado e formatado por:
Brisa Araújo
Leonardo Almeida
Texto elaborado e formatado por:
Brisa Araújo
Leonardo Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário