Acreditamos que:

Gastronomia não é somente a arte de fazer e consumir iguarias.. mas é também compreender os sentimentos e transportá-los ao paladar...

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Vinícola Salton


Criada em meados de 1910, quando os irmãos Salton fundaram a "Paulo Salton Armazéns Gerais", empresa baseada na comercialização de cereais e nos tradicionais "secos e molhados" em geral. No entanto, como mandava a tradição italiana, trouxeram algumas mudas de vinhas, que foram plantadas nas propriedades da família. A mudança de ramo de negócios foi inevitável e a família passou a dedicar-se ao cultivo de uvas e à produção de vinhos, espumantes e vermute. Estava nascendo ali a Vinícola Salton, que aos poucos foi ganhando respeito e clientes no Rio Grande do Sul e em todo o Brasil.

 Em 1948, a Salton fundou sua filial em São Paulo e, desde então, firmou sua presença em todo o Brasil, passando a comercializar seus produtos, voltados de início para uma linha bastante simples e de consumo em grande escala. Um século depois, a Salton é, reconhecidamente, uma das principais vinícolas do país e, na extensa lista de conquistas desses 100 anos de história, podemos destacar os prêmios conquistados no ano de 2009:


MUSCATS DU MONDE 2009
PRODUTOMEDALHA
Salton Moscatel (Ver)PRATA





CONCURSO INTERNACIONAL DE VINOS Y ESPIRITUOSOS 2009
PRODUTOMEDALHA
Salton Moscatel (Ver)PRATA


VINHO MAGAZINE 2009
PRODUTOMEDALHA
Salton Brut Tradicional (Ver)OURO


VI CONCURSO DE ESPUMANTE FINO BRASILEIRO
PRODUTOMEDALHA
Salton Brut Reserva Ouro (Ver)OURO
Salton Prosecco (Ver)OURO
Salton Poética (Ver)PRATA
Salton Meio Doce (Ver)OURO


SAN FRANCISCO INTERNATIONAL WINE COMPETITION 2009

PRODUTOMEDALHA
Salton Brut Évidence (Ver)BRONZE


SELÉCTIONS MONDIALES 2009
PRODUTOMEDALHA
Salton Poética (Ver)PRATA






No que diz respeito à produção, é preciso analisar alguns aspectos referentes ao mercado nacional. Pois no início da década de 1990, os empresários brasileiros viviam um dilema: continuar a produzir vinhos simples e baratos, para consumidores pouco exigentes ou então investir pesado,tanto nos vinhedos quanto nas vinícolas, para poder competir com os vinhos importados que começavam a chegar em grande quantidade ao Brasil.

 No final da década de 1990, com a empresa já sob o comando de Ângelo Salton Neto, surgiu o desejo de mudar os rumos da empresa, para se adequar aos desafios que foram colocados aos produtores brasileiros. Neste momento, foi tomada a decisão de se fazer os investimentos necessários para esta mudança, mesmo dentro do cenário pouco amistoso do comércio nacional.
       

Sem nunca negar suas origens, a Salton partiu para um projeto de remodelação de seus vinhedos e de sua vinícola. Muitas mudanças tiveram que ser introduzidas na empresa, enfrentando resistências culturais relativas à maneira de cultivar uvas e produzir vinhos, pois os vinhedos eram plantados pelo sistema tradicional de "latada". O primeiro passo dado, foi mudar a condução das videiras para o sistema de espaldeira.

Este trabalho foi iniciado em 2000 e hoje cerca de 400 hectares de vinhedos já estão enquadrados no novo padrão de plantio, tanto na Serra Gaúcha quanto nos novos vinhedos da empresa localizados na região da Campanha, na divisa com o Uruguai, em Bagé e em Santana do Livramento. Este programa conta também com a parceria da Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves, empresa muito conceituada no campo da pesquisa e da inovação agrícola.
      

Outro aprimoramento foi o controle do rendimento dos vinhedos, ou seja, a quantidade de uvas produzidas por hectare, o que é de fundamental importância quando se pretende produzir vinhos de qualidade superior. Sabe-se hoje que rendimentos elevados, são totalmente incompatíveis com a produção de vinhos de alto padrão e se impõe portanto uma drástica atitude para que se reduza a quantidade de uvas por parreira. Para se chegar a este valor, é necessário fazer a poda verde, reduzindo o número de cachos por parreira. Se este processo é aparentemente fácil, na prática esbarra na resistência dos produtores de uvas.
      

Para vencer esta barreira a Salton tem duas estratégias: uma óbvia e de fácil implementação diz respeito aos vinhedos da empresa, onde basta a determinação da empresa e o rendimento será reduzido. Quanto aos parceiros, adotou-se uma política de remuneração diferenciada, aumentando-se o valor pago por quilograma de uva de melhor qualidade, de acordo com uma tabela adotada pela empresa. Desta forma, a Salton consegue hoje, em vinhedos de uvas viníferas, rendimentos da ordem de 56 a 70 hectolitros por hectare, um resultado bastante satisfatória. De onde saem as uvas que serão utilizadas na produção dos melhores vinhos da empresa.

As uvas, ao chegarem na vinícola, recebem tratamento personalizado, de acordo com a linha de produtos para a qual se destinam. Na produção dos melhores vinhos da Salton se utiliza a crio-extração seletiva para as uvas de alta qualidade, que são colocadas inicialmente numa câmara fria, seguindo-se uma rigorosa seleção de cachos e também de grãos.
A fermentação se dá em baixas temperaturas, com o objetivo de preservar ao máximo os aromas e sabores de fruta. Para os vinhos tintos da linha premium também são utilizados tanques de madeira abertos para a fermentação, retomando uma antiga prática de vinificação, mas com todos os cuidados exigidos nos dias de hoje.

O amadurecimento destes vinhos se faz numa sofisticada e muito atraente Sala de Barricas, com controle de temperatura e umidade e capacidade para 5000 barricas. Atualmente estão em uso 800 barricas de carvalho francês (80%) e americano (20%), importadas da França e produzidas pelas melhores tonelerias (Seguin-Moreau e Radoux).
      

A qualidade dos espumantes produzidos pela Salton é amplamente reconhecida pelos críticos e pelos consumidores. A razão deste sucesso é o cuidado com que a empresa produz os espumantes, tanto pelo método Charmat (segunda fermentação em tanques de aço inoxidável), quanto pelo método champenoise (segunda fermentação na garrafa). Para o método charmat são utilizados tanques pressurizados de 50.000 litros e atualmente a capacidade de produção é de mais de 300.000 litros.
No caso do método champenoise a fermentação se faz em cave climatizada com 1.200 m². O resultado são espumantes frescos e elegantes, com destacados aromas de frutas e no caso do método champenoise, delicados aromas de leveduras e frutas secas.


A Vinícola Salton, desenvolve várias linhas de produtos, dentre eles, Vinhos Top, Premium, fino superior, fino, base, suco de uva e destilados. Além disso, também oferece, cursos de degustação.

Para mais informações, acesse o site www.salton.com.br ou, entre em contato direto com uma das unidades.


Unidade Salton Bento Gonçalves
Rua Mário Salton, 300
Distrito de Tuiuty CEP 95700-000
Bento Gonçalves
Rio Grande do Sul
Fone: (54) 2105.1000




Texto elaborado e formatado por:

Brisa Araújo
Leonardo Almeida 

Nenhum comentário:

Postar um comentário