Acreditamos que:

Gastronomia não é somente a arte de fazer e consumir iguarias.. mas é também compreender os sentimentos e transportá-los ao paladar...

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Tributo à Itália - 2001 ano da Itália no Brasil


Para 2011, foi reservado uma comemoração bastante peculiar, o ano da Itália no Brasil. Com uma agenda cheia de eventos gastronômicos, cinemas e uma vasta carta musical, será o lançamento oficial desta celebração. Uma "Missão empresarial Brasil - Itália", fez com que cerca de 200 empresas italianas a participasse deste evento. Tudo em nome da parceria dos dois países. uma ótima iniciativa, que nos proporcionará um valoroso intercâmbio de idéias e troca de experiências.
  

Manifesto de Imigração para o Brasil
O Brasil no período de 1880 a 1930 passou um intenso processo e imigração, sendo concentrando-se em grande escala, no estado de São Paulo. A Itália foi um dos países com maior quantidade de famílias estaladas em território brasileiro, bem como todos os demais estrangeiros, deixaram seu país basicamente por motivos econômicos e sócio-culturais.

            

O Governo Imperial, devido ao sucesso obtido com o povoamento do sul do país com imigrantes alemães, decidiu prosseguir com os italianos.  Embora está região já estivesse organizada, estes imigrantes encontraram dificuldades, devido ao idioma local, falta de escolas, e até mesmo com as áreas  destinadas à ocupação pelos colonos italianos. Pois eram mais altas e acidentadas e não possuía estrutura para moradia, uma vez que a colonização alemã seguira pelos vales dos rios, deixando aos italianos apenas regiões de serras. Da mesma forma que os alemães, os italianos tiveram de desbravar as terras que adquiriram, mas com lotes bem menores, medindo entre 15 e 35 hectares. Ali, eles plantaram produtos para sua subsistência — como o milho e o trigo — e, principalmente, a uva.
            
A imigração italiana para o Brasil foi um dos maiores fenômenos imigratórios já ocorridos. A medida que o número de imigrantes e seus descendentes ia crescendo, os costumes locais eram modificados, assim como os estrangeiros modificam os seus. É notório que a influência italiana não ocorreu de forma uniforme: enquanto no Sul/Sudeste do País a comunidade italiana era forte e, em certas localidades, chegaram a representar a maioria da população, noutras regiões do País a presença italiana foi quase nula.

Das inúmeras contribuições dos italianos para o Brasil e à sua cultura, destacam-se:
Introdução de elementos tipicamente italianos no catolicismo de algumas regiões do Brasil (festas, santos de devoção, práticas religiosas).
Diversos pratos que foram incorporados à alimentação brasileira, como o hábito de comer panetone no Nata e comer pizza e espaguete frequentemente. (principalmente no Sudeste), além da popular polenta frita e a produção de vinho.

O sotaque dos brasileiros (principalmente na cidade de São Paulo, o sotaque paulistano), na Serra gaúcha, no sul catarinense e no interior do Espírito Santo.
A introdução de novas técnicas agrícolas (Minas Gerais, São Paulo e no Sul).


Texto elaborado e formatado por:

Brisa Araújo
Leonardo Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário