Acreditamos que:

Gastronomia não é somente a arte de fazer e consumir iguarias.. mas é também compreender os sentimentos e transportá-los ao paladar...

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Dicas de Conservação de Queijos Artesanais

1- Queijos feitos com leite pasteurizados e cozidos com temperatura a 43°C, os fundidos atingem 72°C. Portanto, quando o calor do ambiente chega a 25°C, o queijo pode amolecer, mas não deteriora.

2- Proteja da luz e sol diretos. O queijo é mais exigente em relação à umidade que ao calor. Coloque os queijos na geladeira em embalagens tipo tupperware.

3 - Queijo não estraga: Queijo Mofa. Lave o tupperware com álcool de vez em quando e os queijos com conhaque ou água e sal.


4 - Só congele queijos fundidos (processados).
O queijo processado é produzido a partir de queijos normais e de outros ingredientes derivados do leite, sendo adicionados emulsionantes, sal e corantes.

5- Tire-os da embalagem um hora antes de servir. Alguns queijos fazem uma casca melequenta devido ao Brevibacterium linens, raspe delicadamente.
O B. linens provoca na superfície do queijo uma coloração variando do amarelo ao vermelho, devido sua síntese de pigmentação. É muito comum em queijos como o Brie e contribuem significativamente na maturação de queijos azuis.

6 - O sabor do queijo varia da casca para o centro. Cortando em cunhas contempla-se esta regra.

7- Até a viagem guarde os queijos no frigobar do hotel.

8- Embutidos: mofo é um processo normal da maturação.

Fontes:


Queijaria Valbrenta
Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves - RS
(54)3459-1310


Fetina de Formaio - Queijos e Produtos Coloniais
Rua Rio Branco, 167 - Carlos Barbosa-RS
54)3461-1966

Saiba mais sobre Brevibacterium linens na maturação de queijos
http://www.scribd.com/Brevibacterium-linens-na-maturacao-de-queijos/d/44428207

Nenhum comentário:

Postar um comentário