Acreditamos que:

Gastronomia não é somente a arte de fazer e consumir iguarias.. mas é também compreender os sentimentos e transportá-los ao paladar...

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Casa da Ovelha


Localizada na região de Bento Gonçalves, a Casa da Ovelha, foi construída no ano de 1917. Sua estrutura é em madeira, possui um estimado valor histórico- cultural para a comunidade.
  
Foi base de negócio para família Venzon e quando a família Cavalet passou a ser proprietária da edificação, transformou o local em restaurante e hotel. Nesta época havia uma grande movimentação nesta região devido ao movimento constante na rodovia da estrada Silveira Martins.

O Hotel Dall`Onder, em 1993, adquiriu a propriedade. E foi responsável pela restauração e transferência da estrutura para 100 metros de sua construção original, além da adição de um porão de pedra.

Atualmente, a espécie de ovelha em criação, é a ovelha Lacaune, originárias da França, a fazendo é aberta à visitação. O turista pode também observar a produção, bem como degustar e/ou comprar queijos, doce-de-leite e iogurtes de diversos sabores. Além dos derivados do leite, ainda é comercializado produtos artesanais, feitos de lã e pele de ovelha.

O leite de ovelha tem mais cálcio que o leite de vaca, o que é muito bom para a formação óssea, além de ser mais digestivo. A Casa da Ovelha processa aproximadamente 100.000 litros por ano. Sendo transformada em iogurtes, doce de leite e queijos como o Feta, Pecorino Toscano (em diferentes períodos de maturação) e Ricota. 
        
O sistema de criação é o semi-confinamento em galpão de piso ripado, sendo que, em determinadas épocas do ano, os animais são soltos sob os parreirais após prévia dosagem de cobre na pastagem.

Para diminuir a estacionalidade na produção de leite, são realizados quatro períodos reprodutivos ao longo do ano. Assim, têm-se dois lotes de ovelhas em lactação, um no início e outro no final deste período. Possibilitando a constância na produção e diminuição das variações nos teores de gordura e proteínas no leite ao longo da lactação. 

Um pouco mais da história da Casa da Ovelha, pode ser vista através do vídeo

http://www.casadaovelha.com.br/



Abaixo alguns dos produtos oferecidos pela Casa da Ovelha:
Iogurtes Casa da Ovelha 0% lactose

Queijo de Vaca - 0% lactose
Molho Pesto Casa da Ovelha 0% lactose
Doces Casa da Ovelha
Cosméticos Casa da Ovelha
Queijos de Ovelha 0% lactose
VISTAMONTES SUCOS NATURAIS









Para conhecer pessoalmente, o trabalho desenvolvido por eles, basta agendar uma visita, sendo necessário, fechar um grupo, com pelo menos 10 pessoas. Este agendamento pode ser feito pelo telefone (54) 3455-6320. A Casa da Ovelha situa-se na Linha Palmeiro, 400, no Distrito de São Pedro em Bento Gonçalves - RS, Roteiro Turístico Caminho de Pedra. www.caminhosdepedra.org.br


Para contatos comerciais, os contatos podem ser feitos pelos telefones:






Fone/Fax:(54)3455-6399/ (54)3455-6317/ (54)9107.1002 
E-mail: casadaovelha@casadaovelha.com.br /comercial@casadaovelha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário