Acreditamos que:

Gastronomia não é somente a arte de fazer e consumir iguarias.. mas é também compreender os sentimentos e transportá-los ao paladar...

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Quanto mais picante, melhor!

A Capsicum contém muita vitamina A(boa para a pele, mucosa, dentes); e quatro vezes mais que laranja a C(anti-infecção, cicatrizante). Antioxidante, adia a velhice. Tem Flavonoide, previne câncer. A capsaicina, seu princípio ativo, fortalece a imunidade, tal como a piperina da piperáceas - família da pimenta-do-reino. Previne reumatismo, doenças cardiovasculares. Ajuda a regular a pressão.

Estimula a circulação no estômago: bom para a digestão. Combate enxaqueca, gripe, inflamações. Cicatrizante. Mas atenção: falamos do uso frequente, não de passar no local, nem comer em caso de crise hemorroidal (e nisso a do-reino preta é "a perigosa").

Acelera o metabolismo, eleva temperatura. Você queima mais calorias, o que emagrece. E quanto mais ardida, mais capsaicina ela tem.

Mas como medir a ardência? Você sabia que um farmacólogo americano criou um método que responde a essa questão? E que a pimenta exerce importante papel no reino espiritual? Veremos na terceira e última parte, em janeiro de 2011.

Fonte: www.almanaquebrasil.com - ano 12 - n 140 - Dezembro -2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário