Acreditamos que:

Gastronomia não é somente a arte de fazer e consumir iguarias.. mas é também compreender os sentimentos e transportá-los ao paladar...

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Casa Valduga


              
No final do século 19, a família Valduga chega ao Brasil, vinda da cidade de Rovereto, na Itália, em 1875, e logo cultivaram os primeiros parreirais em meio ao Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul.
            
Três gerações depois, os investimentos em qualidade e tecnologia cresceram e os prêmios multiplicaram-se pelo mundo. A marca que leva o nome da família transformou-se em símbolo de padrão de excelência. Hoje, a vinícola é comandada pelos irmãos Erielso, Juarez e João Valduga, que continuam a transmitir a paixão pelo vinho a seus descendentes.

Premiações


LocalVinhoPremiação
International Wine Challenge | Londres 2010Brut 130Grande Menção
Vinus | Argentina 2010Mundvs Cabernet SauvignonOuro
Vinus | Argentina 2010Amante EspumanteOuro
Challenge International Du Vin | França 2010Casa Valduga ChardonnayBronze
Vinitaly | Itália 2010Mundvs Cabernet SauvignonGrande Menção
Vinitaly | Itália 2010Premium Cabernet FrancGrande Menção
Vinalies Catad´Or América Latina | Chile 2010Casa Valduga Cabernet SauvignonPrata
Bacchus | Espanha 2010Amante EspumanteOuro
Mediterranean International Wine Challenge –Terravino | 2009Kosher Espumante MoscatelPrata
International Wine and Spirit Competition | Londres 2009Premium Espumante MoscatelBronze
Concours Mondial de Bruxelles - Brasil - 2009Premium Espumante Moscatel 2009Prata
Concours Mondial de Bruxelles - Brasil - 2009Gran Reserva Chardonnay 2008Prata
Concours Mondial de Bruxelles - Brasil - 2009Arte Espumante BrutOuro
Concours Mondial de Bruxelles - Brasil - 2009Premium Espumante Prosecco 2006Ouro
Concours Mondial de Bruxelles - Brasil - 2009Gran Reserva Extra Brut 2002Grande Ouro



Cercada por colinas e vinhedos, a Villa Valduga é um convite a desfrutar todos os sentidos, em meio à renomada Vinícola Casa Valduga. A arquitetura das construções reúne o antigo com o contemporâneo, oferecendo amplas suítes e com diversos espaços para lazer e entretenimento.

A Casa Valduga foi a primeira Vinícola no Vale dos Vinhedos a iniciar o Enoturismo, “abrindo suas portas” para os visitantes conhecerem o processo de elaboração dos vinhos e espumantes. Pensando no bem estar de seus clientes e observando a necessidade de oferecer maior comodidade, a Família Valduga em 1992, idealizou um projeto que incluiu a criação de Restaurantes e Pousadas, consolidando-se assim, como o primeiro Complexo Enoturísco do Brasil. 

Nesta completa infra-estrutura é possível degustar e adquirir os renomados vinhos e espumantes Casa Valduga, na Enoboutique - um espaço destinado a atender visitantes e hóspedes. Além de poder degustar, também é oferecido cursos de conhecimento geral e específico sobre vinhos. Divididos em dois módulos: Segredo do Mundo dos Vinhos e Sabores do Mundo dos Vinhos. Cujo os tópicos, esclarecem dúvidas relacionadas à condicionamento, como servir, abrir corretamente, como escolher um bom vinho e armazená-lo.




Para aqueles que possuem o paladares requintados, poderão apreciar o melhor da gastronomia italiana, e as Pousadas, que reúnem o rústico com o moderno, associado ao charme de estar hospedado no coração de uma Vinícola.


Ainda dentro da Villa Valduga, há também um espaço chamado Adega Casa de Madeira, onde são elaborados produtos 100% naturais, como geléias, doces  e vinagres balsâmicos à base de vinho, sob a supervisão da Família Valduga,

A "Casa de Madeira" é uma das poucas casas construídas no início do século XX ainda em perfeito estado de uso. O porão de pedra foi construído por volta de 1900 por Ubaldo Giordani, o qual utilizava como paradouro para o cultivo e colheita da uva. Em 1927 seu sobrinho Gigiotti constrói a parte superior, a então Casa de Madeira. Durante décadas era a maior produtora de vinho e suco da região, chegando a colher 150 mil quilos de uva por ano. A Casa esteve durante anos, desabitada, até que na década de 80 o Grupo Famiglia Valduga a adquiriu sob a responsabilidade de manutenção e contar a história local a todos que aqui visitarem.

A vinícola dedica especial atenção à elaboração dos espumantes, e foi uma das primeiras vinícolas brasileiras a dominar e desenvolver o método champenoise de vinificação. Hoje possui a maior adega de espumantes da América Latina e investe em produtos com padrão de excelência já reconhecidos internacionalmente.
            
Os vinhos tintos de guarda amadurecem em barris de carvalho franceses e americanos e no final do período passam para a cave apropriada, adquirindo um fino bouquet. Já os brancos repousam em tanques de aço inox durante curto período, para que mantenham os seus aromas primários e possam ser consumidos ainda jovens.         

            Abaixo há alguns produtos da Casa Valduga, e, suas informações técnicas.

Texto elaborado e formatado por:

Brisa Araújo
Leonardo Almeida

Kosher



Kosher Chardonnay

Mesa com seleção manual de cachos, desengace das uvas frescas, prensagem descontínua e delicada, limpeza estática do mosto, uso de leveduras selecionadas Saccaromyces Cerevisiae, fermentação alcóolica com temperatura de 15º a 16ºC, estabilização tartárica, filtração e engarrafamento.
ficha técnica


Kosher Espumante Chardonnay Demi-Sec

Mesa com seleção manual de cachos, desengace das uvas frescas, prensagem descontínua e delicada, limpeza estática à frio do mosto, uso de leveduras selecionadas Saccaromyces Cerevisiae e temperatura de fermentação entre 15 a 17ºC.
ficha técnica


Kosher Espumenate Moscatel

- Mesa com seleção manual de cachos, desengace das uvas frescas, prensagem descontínua e delicada, limpeza estática à frio do mosto, uso de leveduras selecionadas Saccaromyces Cerevisiae, fermentação alcóolica em tanque de pressão, com temperatura de 12º a 14ºC, parada de fermentação aos 8º GL de álcool, permanecendo uma concentração residual de açúcares naturais, filtraçãom, engarrafamento e rotulagem.
ficha técnica


Kosher Cabernet Sauvignon

Mesa com seleção manual de cachos, desengace das uvas frescas, uso de leveduras selecionadas Saccaromyces Cerevisiae, fermentação alcóolica com temperatura de 24º a 25ºC, maceração durante 10 dias, fermentação malolática, estabilização tartárica e filtração.
ficha técnica


Kosher Mevushal Cabernet Sauvignon

Seleção manual de cachos e grãos; Desengace das uvas frescas; Uso de leveduras selecionadas Saccaromyces Cerevisiae; Fermentação alcoolica com temperatura de 24º a 25ºC; Maceração durante 10 dias; Fermentação malolática; Pasteurização de acordo com as leis judaicas (Mevushal); Estabilização tartárica; Filtração; Engarrafamento.
ficha técnica

Vinhos Licorosos





Licoroso Tinto
Durante 30 meses de maturação em barricas de carvalho francês, esse precioso vinho evoluiu em condições ideais de oxidação, acrescendo ainda mais sua estrutura e corpo. Engarrafado em meados de setembro de 2000, este vinho apresenta excelente bouquet, devido ao baixo potencial oxidativo existente nas garrafas.
ficha técnica

Grappa


Grappa Cabernet Sauvignon
1 – Primeira destilação: - Utilização da casca da uva logo após a fermentação. - Alambique descontínuo de cobre - Destilação lenta 2 – Segunda destilação: - Utilização do destilado da primeira destilação - Alambique descontínuo de cobre - Destilação lenta e separação de cabeça, coração e cauda 3 – Envelhecimento: - Envelhecimento em barricas de carvalho Francês - Tempo: mínimo 5 anos 4 - Engarrafamento
ficha técnica






Grappa Gourmet Chardonnay

A Grappa Gourmet Chardonnay Casa Valduga potencializa e valoriza os aromas e sabores originais dos alimentos . Nos pratos quentes, a volatização do álcool é instantânea permanecendo apenas o delicado aroma da grappa.
ficha técnica






Grappa Chardonnay

1 – Primeira destilação: - Utilização da casca da uva logo após a fermentação. - Alambique descontínuo de cobre - Destilação lenta 2 – Segunda destilação: - Utilização do destilado da primeira destilação - Alambique descontínuo de cobre - Destilação lenta e separação de cabeça, coração e cauda 3 - Engarrafamento
ficha técnica





Grappa Di Prosecco 500ml

Bidestilação a partir de uvas Prosecco.
ficha técnica

Brandy




Brandy XV

Variedade: Trebbiano. Origem: Vale dos Vinhedos. O Brandy Casa Valduga é Single Barrel.
ficha técnica









Brandy XX

O Casa Valduga Gran Reserva Twenty Years Brandy foi elaborado a partir de uma seleção de uvas Trebbiano dos vinhedos da família. Logo após a elaboração do vinho base branco, foi realizada a primeira destilação em alambique descontínuo de cobre através da destilação lenta durante 10 horas.
ficha técnica

Naturelle




Naturelle Branco

Colheita, desengace, prensagem das uvas, adição de leveduras selecionadas, fermentação alcóolica, controle de temperatura, descuba, assemblage entre as variedades, estabilização tartárica, engarrafamento e rotulagem.
ficha técnica



Naturelle Rosé

Seleção final dos cachos, desengace das uvas frescas, maceração em frio, prensagem descontínua e delicada, limpeza estática à frio do mosto, uso de leveduras selecionadas Saccaromyces Cerevisiae, fermentação alcóolica com temperatura de 15º a 16ºC, estabilização tartárica, filtração, engarrafamento.
ficha técnica









Naturelle Tinto

Colheita, desengace, esmagamento, adição de leveduras selecionadas, fermentação alcóolica, controle de temperatura, descuba, estabilização, filtragem, engarrafamento e rotulagem.
ficha técnica




Duetto





Duetto Rose Sangiovese / Barbera
Colheita manual, desengace e rompimento pelicular das uvas com leve maceração para pouca extração de cor; adição de leveduras selecionadas, fermentação alcoólica, controle de maceração e de temperatura, descuba, fermentação malolática, engarrafamento e rotulagem.
ficha técnica




Duetto Pinot Noir / Shiraz

Colheita manual desengace e rompimento pelicular das uvas; adição de leveduras selecionadas, fermentação alcoólica, controle de maceração e de temperatura, descuba, fermentação malolática, engarrafamento e rotulagem.
ficha técnica






Duetto Chardonnay / Riesling

Colheita, desengace, prensagem das uvas, adição de leveduras selecionadas, fermentação alcoólica, controle de temperatura, estabilização tartárica, engarrafamento e rotulagem.
ficha técnica







Duetto Cabernet Sauvignon|Cabernet Franc

Colheita manual desengace e rompimento pelicular das uvas; adição de leveduras selecionadas, fermentação alcoólica, maceração controlada e prolongada, controle de temperatura, descuba, fermentação malolática, amadurecimento em barricas de carvalho, engarrafamento, envelhecimento em cave climatizada e rotulagem.
ficha técnica





Duetto Cabernet Sauvignon | Merlot

Colheita manual desengace e rompimento pelicular das uvas; adição de leveduras selecionadas, fermentação alcoólica, maceração controlada e prolongada, controle de temperatura, descuba, fermentação malolática, amadurecimento em barricas de carvalho, engarrafamento, envelhecimento em cave climatizada e rotulagem.
ficha técnica

Arte




Arte Tinto
Colheita, desengace, esmagamento das uvas; adição de leveduras selecionadas, fermentação alcóolica, controle de temperatura, descuba, fermentação malolática, amadurecimento em barricas de carvalho, assemblage entre as variedades, engarrafamento, envelhecimento em cave climatizada e rotulagem.
ficha técnica




Arte Tinto Elegance

Colheita, desengace, esmagamento das uvas; adição de leveduras selecionadas, fermentação alcóolica, controle de temperatura, descuba, fermentação malolática, amadurecimento em barricas de carvalho por 4 meses, engarrafamento, envelhecimento em cave climatizada e rotulagem.
ficha técnica







Arte Branco

Colheita, desengace, prensagem das uvas, adição de leveduras selecionadas, fermentação alcóolica, controle de temperatura, descuba, assemblage entre as variedades, estabilização tartárica, engarrafamento e rotulagem.
ficha técnica




Arte Espumante Elegance

Champenoise: elaboração do vinho base, engarrafamento e refermentação do vinho em garrafas de espumante, temperatura controlada na cave em 12ºC, maturação por 12 meses ocorrendo autólise de leveduras, remuage em pupitres, degorgement, arrolhamento e rotulagem.
ficha técnica






Arte Espumante Brut

Champenoise: elaboração do vinho base, engarrafamento e refermentação do vinho em garrafas de espumante, temperatura controlada na cave em 12ºC, maturação por 12 meses ocorrendo autólise de leveduras, remuage em pupitres, degorgement, arrolhamento e rotulagem.
ficha técnica